racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - O que você não sabe sobre o  pet Cocker Spaniel

O que você não sabe sobre o pet Cocker Spaniel

Origem e História do magnifico pet Cocker Spaniel

O termo “Span” foi outorgado através do povo de Cartagena quando chegou na Espanha durante uma jornada pelo mar do Mediterrâneo, vários militares contemplaram uma extensa quantidade de coelhos e falaram em voz alta “Span, Span! “, que significa “coelho”, em seu linguajar. Isso aconteceu em 500 antes de Cristo. Por isso essa nação foi denominada de Espanha, ou “A pátria dos coelhos”, e os cães que perseguiam os coelhos ficaram classificados como Spaniel, ou “cães coelheiros”.
Essa espécie habitava tanto em países mediterrâneos quanto na própria Espanha. A raça pode ser aceita como uma das mais antigas de todos os tempos. Podemos admirar uma estátua em respeito ao Spaniel no Museu Metropolitano da cidade de Nova York. Esse monumento apresenta mais de dois mil anos, e ele pertence à coletânea Chipriota.
No Sportsman’s Cabinet (Gabinete dos Caçadores), feito por Nichilas Cox e publicado no ano de 1803, foi feita uma representação do Spaniel: Há 2 espécies de Cocker Spaniel, sendo que um possui um corpo físico maior do que o outro, mas ambos são chamados de “Spaniels Levantadores”. O pequeno dá-se melhor à caça em florestas, e esse se chama “Cocker Spaniel”. Desta forma podemos admitir que os Cockers Spaniel da Inglaterra conseguiram sua intitulação depois da caça a galinhas, ou como alguns imaginam, de faisões machos (cockpheasants em inglês).

Temperamento da raça Cocker Spaniel

Embora seja um magnífico predador, sua personalidade é amorosa, tranquila e amistosa. É uma raça cheia de força, gentil, muito favorável ao convívio familiar. A raça combina esperteza, bondade e destreza, o que torna essa espécie capacitado também de desvendar os intentos de seu dono. Apesar de amável e fundamentalmente amistoso, também é aceito como um grande defensor. Destaca qualquer som duvidoso e se preciso, desafia o vilão com bravura.
Ele inclusive é bastante flexível, fora a sua sagacidade e determinação. Ele familiariza-se satisfatoriamente com outras espécies domésticas, além, também, com outras criancinhas, não tendo importância a idade ou a estatura dessas criancinhas. Considerado uma espécie bastante obediente, o Cocker Spaniel Inglês é bem frágil, e nunca gosta de ser tratado de forma dura. Com um temperamento engraçado e dócil, o Cocker Spaniel, embora seja tratado com afeição e muito ternura, irá ser um cão fiel e muito companheiro durante sua caminhada do seu lado.
Na escala de inteligência criada por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cachorros, o Cocker acha-se na 18ª posição, o que reflete-se na sua capacidade de aprendizagem.

Atributos da Raça Cocker Spaniel

Seu porte físico se mostra da seguinte maneira: porte médio, musculoso, físico equilibrado e bem bruto. Apresenta um focinho em forma de quadrado, alargado, com stop bastante marcado e trufa suficientemente larga para beneficiar a capacidade de faro.
Seu olho é bastante avantajado, todavia não muito inchado. As orelhas tem formato lobular, de inclusão baixa, no nível dos olhos, e é revestida com uma pelagem extensa, macia e delicada. A cauda do Cocker Spaniel Britânico continua a linha do dorso.
Sua pelagem necessita de ser penteada de semana em semana, mesmo que seu pelo seja mediano. A pelagem da raça é lisa, de consistência macia, jamais dura, aramada ou ondulada. Não é grandemente intenso e revela franjas de extensão satisfatório nas patas anteriores, no corpo e por sobre os joelhos.
As diversas variedades desse cachorro, bem como as cores de sua pelagem, são bem diversas. Há duas maneiras de se encontrar como as colorações são distribuídas nos Cockers Spaniel Britânicos: eles podem possuir uma pigmentação simplesmente, denominadas uniformes, ou então uma mescla de colorações, que são denominadas “part colors”.
Sua franja necessita, constantemente, ser tosada, além de se tosar em volta de suas patas e de seu rabo duas vezes por semana. Duas vezes, de dois em dois meses, limpe suas orelhas.

A Superioridade da raça Cocker Spaniel

Além de possuir um tamanho que possibilita que se integre bem tanto em prédios quanto em residências, o Cocker Spaniel Inglês não é do tipo que late muito, o que assegura ótimas amizades com seus vizinhos.
Com a família, ele é um cachorro muito divertido, sendo capaz de fazer aquele final de semana inteiramente sem graça, feliz para todo mundo, pois decerto ele vai conquistar a família com o seu jeito atrapalhado e vai brincar muito.
Existem muitas formas de aproveitar o tempo com o seu cão, seja brincando em um jardim, caminhando, passeando ou, então, realizando pequenos exercícios físicos como flyball e agility.

Doenças usuais ao Cocker Spaniel Inglês

O maior infortúnio dos Cockers foi acarretado pelo acasalamento de cães sem critério específico. Por causa do sucesso da animação “A Dama e o Vagabundo”, essa raça passou a ser estimada dia após dia, o que levou muitas pessoas imprudentes a tentar desenvolver uma espécie no mesmo parâmetro apresentado na animação infantil. No momento em que o Cocker estava sendo disseminado, aconteceu inúmeros casos de animais que sofreram significativos transtornos comportamentais.
Graças ao pouco ventilamento em seus ouvidos, os Cockers tendem a sofrer alguns problemas nos canais auditivos e também devido ao acúmulo de água. Por causa disso, os donos de Cocker devem ter atenção redobrada na hora do banho, cobrindo os ouvidos do cachorro com algodão a fim de evitar a entrada de água. Vá a uma loja de artigos veterinários e escolha um produto adequado para higienizar as orelhas do seu cão, o que deve, preferencialmente, ser feito de 2 em 2 dias.
Em função da quantidade de pelos entre os dedos, a sujeira e umidade podem ficar acumuladas, causando frieiras. Com a finalidade de evitar o problema é essencial limpar a região ou aparar os pelos bastante curtos.

Atividades e perfil psicológico da raça Cocker Spaniel

O recomendado é que esse cão saia no mínimo 3 vezes diariamente para descansar, contudo isso não precisa durar muito tempo, uma volta já é o suficiente. Depois disto, analise suas orelhas para observar se não há nada dentro delas, como espinhos ou algum outro objeto preso nas franjas.
A catarata é um problema genético, e pode aparecer com uma certa frequência nos Cockers, além de inúmeros espécimes apresentarem problemas de obesidade e as dores nos ouvidos que já foram descritos anteriormente.
A tosa nos Cockers não precisa ser total! O que precisa ser feito é cortar bem a pelagem dorsal, de sua cabeça, na ponta das orelhas, rabo e a almofada de suas patas, porém têm que ser conservadas as franjas das orelhas, barrigas e nas patas. A tosa deve ser concretizada por um profissional competente que conheça bem a raça, pois é muito frequente Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.
Em relação aos banhos, se dados em grande quantidade podem causar dermatites, eczemas e outros distúrbios de pele. Por isso a importância de se escová-lo a cada dia, principalmente nas orelhas.

Filhotes do pet Cocker Spaniel

Quando filhote, o Cocker é expansivo e brincalhão como bem convém a um pequeno caçador. Pelo seu aspecto, quando filhotinho, muitas pessoas decidem adquirir eles por impulso, sem checar se possuem reais condições de adquiri-los.
Pelo seu excesso de vigor, o Cocker não hesita em fazer qualquer atividade, como: brincar, correr, caminhar, morder. Ao longo do tempo, o crescimento e a educação, essencial a qualquer espécie independente do seu tamanho, o cachorrinho tende a ficar mais calmo.
O Cocker obtém a qualidade de amigo inseperável, comumente, após os 7 meses.

Curiosidades acerca do Cocker Spaniel

– O Cocker Inglês possui um porte mais musculoso, menos pelagem, e não tem aquela cor amarelada, que conseguimos ver no Cocker tradicional. Ao invés disto, ele ostenta uma pelagem sedosa, com pequenos detalhes em preto, fígado, vermelho, preto e castanho, fígado e castanho, ou qualquer uma destas cores por sobre um fundo esbranquiçado;
– O presidente John Kennedy teve um Cocker Spaniel Inglês chamado Shannon que habitava com ele na Casa Branca;
– Príncipe William e Kate Middleton também são possuidores de um Cocker Inglês chamado Lupo. O cão é filho de Ella, cachorra dos pais de Kate, Michael e Carole Middleton. Porém, inicialmente, o casal Real negou que o cão pertencesse a eles. Lupo fez parte da foto oficial, achando-se do lado do príncipe George;
– Nos EUA, este Cocker é conhecido como Cocker Americano;
– O termo Spaniel era empregado para todo cão que caçava pássaros. Eles eram comumente distintos por tamanho e pela forma que trabalhavam.