racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Você conhece a raça Chow Chow?

Você conhece a raça Chow Chow?

 

O surgimento do magnifico Chow Chow na História

Muitas espécies de cães foram criadas pelo homem com o decorrer dos tempos, todavia o Chow Chow foi uma das poucas raças que conservou muitas de suas propriedades desde sua raiz. Existem notícias de esculturas do cão de mais de 4.000 anos e em registros escritos a partir do período de onze mil antes do nascimento de Cristo.
Vários supõem, imprecisamente, que a sua formação ocorreu na China, contudo, na realidade, processou-se na Mongólia. Isso se deve pela característica desse cachorro, que se revela similar às propriedades das tribos dos mongóis.
Os chineses introduziram esta raça em uma época onde a China encontrava-se sendo invadida a todo o tempo. Sua imagem se parece muito a de um leão, além de serem robustos e majestosos. Reza a tradição que o escure da cavidade bucal que o Chow Chow possui, nada mais é do que uma proteção contra os espíritos ruins.

Características Físicas do Chow Chow

O Chow Chow é simétrico, de aparência de leão, porte robusto, nobre e leal, mas reservado. No geral, é muito bem-proporcionado e veloz. A despeito da aparência inigualável e da sublime pelagem, a língua de cor preta azulada é típica da espécie.
Para os cachorros da cor creme, o focinho com uma cor mais clara é assentida, seu crânio é bem comprido, e seu stop não é muito saliente.
Apresenta pequenos olhos escuros e de forma oval. Existem também os exemplares com a cor da pelagem igual a seus olhos, por exemplo: fulvos e azuis. As orelhas são pequenas, densas e afastadas. O peito é largo e profundo, o dorso é curto, retilíneo, resistente e a cauda elevada, bem curvada, sobre a garupa.
Possui um vasto e refinado pelo, bem espesso, sendo possível ser alisado ou rígido, sensível cada vez que afagado e com uma pelagem da parte interna aveludada. Sua cor varia, tendo a possibilidade de inúmeras tonalidades: preto unicolor, avermelhado, azul, castanho ou branco, com nuances, entretanto sem qualquer mancha; acima do rabo e por sobre sua coxa, a pigmentação é, geralmente, bem clara.

Temperamento da raça Chow Chow

De modo geral, o Chow Chow apresenta comportamento sereno e sossegado, entretanto é um cachorro reservado, auto-suficiente, com forte sentimento de caça, protetor aficcionado e completamente fiel ao dono. É considerado excessivamente protetor e pode, com o passar do tempo, mostrar-se extremamente agressivo no que se refere às pessoas desconhecidas ao convívio familiar.
No sentido de evitar todo tipo de constrangimento no que tange às visitações, você precisa começar a socializá-los desde novo com gente estranha e outros animais. Não é indicada para proprietários inexperientes e que não saibam como proceder com sua personalidade firme e dominante. O adestramento enquanto filhotinhos ajuda na formação de personalidade e no ajuste ao convívio com os seres humanos. O Chow Chow, se não for acostumado com outros cachorros desde pequeno, pode se mostrar bem hostil e violento.
Por não possuir um grande tamanho e não necessitar de tanto exercício, o Chow Chow é visto como um ótimo cachorro para apartamento, ainda assim, tem que despender sua energia como qualquer outro cachorro, e nesse caso, passeios frequentes de coleira são recomendados para que não se tornem destrutivos.

Benefícios de ter um cão Chow Chow

Habitualmente os Chows são cães de ‘um-só-proprietário’ e deixam bem nítido o preferido. Com alguém desconhecido, atuam de maneira ainda mais reservada. Por sua origem como cachorro sentinela, o Chow Chow manteve sua característica territorialista e como esporadicamente ladra, na ocasião em que isto ocorre é um indício de que há motivos muito fortes para uma verificação.
Seu corpo e a pelagem intensa não sugere exercícios em grande quantidade especialmente ao longo dos períodos mais quentes do dia. Caso sejam demasiadamente exigidos, a cor da língua vai atenuando-se, o que é um indício explícito de que precisam relaxar.
A despeito de sua pelagem excessiva, não costumam perder muito pelo durante o ano, no entanto, na época da ‘muda’, a queda é intensificada. Todavia, esta raça deve ser penteada diariamente. A pelagem dos Chow Chow detém uma oleosidade natural, portanto os banhos têm que ser dosados e nunca demasiados.

Problemas comuns do Chow Chow

A genética do Chow Chow explicita que um dos maiores distúrbios de saúde do cachorro é uma irritação no olho chamada de “Entropia”. Essa infecção é sucedida por uma anormalidade em suas pálpebras. Por este motivo, o proprietário tem necessidade de esterelizar regularmente a área. A catarata é outra doença comum nos cães da raça, assim como a displasia da bacia e a luxação nos joelhos.
Além dos cuidados usuais com a exposição dos cachorros ao calor, os Chows são sobretudo vulneráveis a alguns distúrbios como problemas de pele e distúrbios hormonais.
Pela razão de, anteriormente, o cão ter sido puxador de trenó, em algumas ocasiões há a possibilidade de ser difícil andar com ele pelas ruas, por causa disso é crucial o socializar, ou caso não seja praticável, procure andar com ele na rua em momentos que estejam poucos indivíduos circulando pela rua.

Como cuidar de um Chow Chow

É crucial instruir o Chow Chow, logo que for possível, com cuidado, calma e indulgência, porém o tempo todo com liderança, mostrando para ele que você é o líder.
Com a pelagem sedosa, é significativo pentear de semana em semana; embora o pelo mais duro tem que ser penteado a cada dois dias.
Escove o pelo do seu grande amigo canino com um pente suave para expelir a pele seca e evitar futuros nós. Caso haja algum nó, primeiramente elimine-o manualmente, em seguida passe o pente suavemente. Ministre um banho uma vez por mês no seu Chow Chow.
O Chow Chow consegue ficar em qualquer cômodo da residência, não existe necessidade de deitar do lado exterior. Ele deve se exercitar periodicamente.
A nutrição do Chow Chow deve ser moderada, com a ingestão de proteínas, fibras, hidratos, gorduras, minerais e vitaminas. Opte por uma ração de boa qualidade. Não se esqueça de a todo o momento deixar uma tigela com comida e mais uma com água, constantemente próxima do seu animal doméstico.

Filhotes do pet Chow Chow

Na escolha das crias, é essencial relembrar que, na ocasião em que os filhotinhos de Chow Chow nascem, têm a língua simplesmente rosada, que vai escurecendo progressivamente até que se torna completamente “preto-azulada” no momento em que eles têm 8 semanas de vida.
Mesmo que eles possam ser incríveis cães de acompanhamento, não poderão ser expostos e nem poderão ser utilizados para procriação, já que essa é uma falta que o desqualificaria.
O treinamento desde cedo é crucial, porque eles são capazes de se tornar adultos incontroláveis e bem agressivos. Os filhotinhos não são rigorosamente destrutivos ou endiabrados, o que é capaz de iludir os proprietários quanto à utilidade do treinamento para obediência.
Até os 6 meses de vida, os filhotinhos precisam de ser alimentados de quatro a cinco vezes por dia. Depois disso, o número tem que minimizar gradativamente, até uma alimentação pela manhã e outra ao entardecer.

Curiosidades acerca do Chow Chow

Por possuir uma origem tão remota fica difícil de compreender nitidamente seu passado. O que se sabe no que diz respeito a isso é: sua proveniência é de origem chinesa e possivelmente são originários do Mastim Do Tibet.
– A espécie é de origem chinesa, entretanto Chow Chow não é uma denominação chinesa. Vem do britânico coloquial e era uma maneira normal de denominar os bibelôs e novidades oriundas da Ásia. Seu título quer dizer “Cão Leonino Empolado” na nossa língua.
– Também, dá para saber se um Chow Chow não é pura raça averiguando a coloração de sua língua. Se for mais puxado para a coloração rosa, não é uma raça pura.
Ainda por cima, é necessário fazer a tosa regularmente para que a pelagem não fique penetrando nos olhos do cachorro e dificultando sua visão.
O Chow Chow não nada bem – Muitas pessoas julgam que qualquer cão tem capacidade de nadar, entretanto certas raças não sabem nadar muito bem. Pela espessura da pelagem do Chow Chow, ela acaba por se tornar mais pesada e ele não é capaz de aguentá-la à medida que vai ensopando.